quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vai uma tasquinha?




Quando chega a hora de almoço, a minha preferência recai por norma nos tascos...

Primeiro, porque nunca fui adepto de comida apaneleirada... Prefiro mil vezes um sítio onde não vejo o fundo ao prato do que um sítio onde tudo o que vejo é o prato, uma mixórdia caramelizada e uns vegetais dispostos de tal forma como se aquilo fosse uma tela dum franciú morto e enterrado...

Pá, mas eu vou a restaurante encher o bandulho ou vou ver arte??? Se é a segunda opção, apanho o avião e meto-me a caminho de Paris... Sai mais barata a viagem que muitos almoços no Gambrinus...

Isto leva-me aos restaurantes buffets que actualmente são mais que as mães... Tudo o que consiga comer por uma módica quantia... Muitas vezes lá meto os pés numa meca gastronómica destas, certa vez até ia sendo atropelado por uma velha que levava um prato similar ao túmulo do Ramsés, tal o formato pirâmide que o prato dela tinha... Ainda hoje penso se a mulher não levaria uma gabardine para levar uns rissóis para o caminho... No entanto, verifico cada vez mais que os restaurantes já começaram a tomar medidas preventivas... Chamam-se publicidade enganosa... São as chamadas refeições completas por 5€... Um tipo vai todo lampeiro, senta-se e quando dá por ela, tiram-lhe o pão da frente, as azeitonas, a cadeira, a mesa, até a faca e o garfo...

5€ dá direito a um mini prato (literalmente)... Claro que se o cliente reclamar que a comida nunca mais chega, emprestam-lhe um microscópio para ele comprovar que a comida já arrefeceu nos últimos 20 minutos e tem estado à frente dele (uma coisa muito ao género do "Querida, encolhi os miúdos", mas neste caso, miúdos de frango com puré de batata...)...

Continuo a gostar das minhas tasquinhas de eleição... Gosto da confusão, de esperar 10 minutos por uma mesa enquanto como torresmos ao balcão com uma imperial, do vernáculo dos clientes mais antigos, da cozinheira que berra com tudo e todos (até para me cumprimentar, a mulher berra comigo... Uma verdadeira personagem...), as fotografias do dono com o Alberto João, até do bêbado que teima em dizer que lhe faço lembrar a 3ª ex-mulher dele (deve ser da barba...)...

Gosto de restaurantes de ambiente castiço... ontem lá conheci mais um durante a hora de almoço com o meu colega e amigo, e certamente irei lá voltar, boa comida, boa companhia e excelentes empregados que nos fazem sentir como se fossemos cliente de sempre... certamente irei lá voltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário